De acordo com notícia abaixo, José Penedos insiste em manter-se à frente da REN, numa postura de autismo e dependência do poder e, talvez, porque sabe que no sector privado dificilmente terá oportunidade idêntica de liderar uma empresa.
A questão que se coloca é como é que o Governo irá lidar com esta situação, uma vez que por uma situação de menor negligência voluntária (apesar de maiores consequências humanas), o Dr Jorge Coelho saiu do Governo, na sequência da tragédia de Entre-os-Rios!
Terão os cidadãos portugueses de se verem (porque o Estado são os cidadãos, como um todo, e não os funcionários públicos!) reféns de gestores desta tipo, a representarem-no nas Empresas?
O Engº José Sócrates tem aqui uma oportunidade de impor a ordem na casa em início de mandato, e provar que está disponível para uma efectiva gestão em prol dos interesses nacionais, neste período crítico para o nosso futuro.
A respeito deste tema, sobre a constituição do elenco Governativo e sobre o Programa do Governo, estranha-se o silêncio das restantes forças políticas da Maia, seja em sede própria, seja no espaço virtual.
Ao executivo da Junta de Freguesia de Gondim em particular, e dias após da tomada de posse, aguarda-se conhecer o programa de gestão autárquica, nomeadamente o agendamento das acções. Manteremos a assunção da responsabilidade que nos foi confiada pelos Gondinenses no acompanhamento, identificação de irregularidades e na construção de propostas que entendemos válidas.
Para o PSD Gondim o trabalho em prol de Gondim COMEÇOU depois de 12 de Outubro. Curiosamente, o PS demonstra que a missão está cumprida desde então, e mantém o silêncio.
PSD Gondim
“José Penedos mantém-se à frente da REN até ao final do ano
José Penedos está a ser pressionado pelos accionistas para suspender o mandato da REN (Redes Energéticas Nacionais), de acordo com a imprensa nacional. A RTP revela esta manhã que o responsável deverá manter-se até ao final do mandato, que termina este ano.
José Penedos está a ser pressionado pelos accionistas para suspender o mandato da REN (Redes Energéticas Nacionais), de acordo com a imprensa nacional. A RTP revela esta manhã que o responsável deverá manter-se até ao final do mandato, que termina este ano.
O Negócios sabe que a pressão sobre Penedos está a aumentar, com o cerco a ganhar força a partir do momento em que Armando Vara anunciou a sua decisão de renunciar ao cargo de vice-presidente do BCP, enquanto mantiver a condição de arguido no processo "Face Oculta".
O jornal “i” diz mesmo que já está decidida a saída do gestor. E segundo fontes contactadas por este jornal a decisão já está tomada, devendo ser comunicada nos próximos dias, "até à próxima segunda-feira".
Contudo, a RTP diz que o responsável deverá ficar como presidente da REN até ao final do ano, isto porque o seu mandato termina precisamente no fim de 2009. Por esse motivo Penedos ficará à frente da empresa.”
In Jornal de Negócios de 5 Outubro 2009