22 de novembro de 2009

Diário da Nossa Terra: 3

Ao longo dos últimos dias de chuva mais intensa, tomamos conhecimento que o Rio Almorode transvazou as suas margens de forma anómala e em cada ano de forma mais grave, para as propriedades de alguns dos nossos concidadãos.

O PSD Gondim apela ao Executivo para fazerem um levantamento exaustivo dos danos havidos e dos proprietários que costumam sofrer os danos causados pelas cheias do Rio Almorode, e planearem a limpeza das margens e a dragagem do leito do “nosso” Rio.

Recorda-se que o programa autárquico do PSD Gondim assumia estas mesmas acções de forma proactiva e analisadas tecnicamente, e que reiteramos a necessidade de as concretizar no mais curto espaço temporal.

Na expectativa desta proposta merecer o melhor acolhimento a quem o deve por obrigação, apresentamos as melhores:

Saudações Gondinenses

21 de novembro de 2009

Diário da Nossa Terra: 2

No passado sábado, dia 14 de Novembro, tomamos conhecimento que “chove no interior do edifício da sede social da ARCDGM”. Pela gravidade da descrição, quisemos verificar in loco e a verdade é que não chove mas, as infiltrações cobrem algumas dezenas de metros quadrados e obrigam a “aparar” a água com baldes e bacias.

Tomamos ainda conhecimento que apesar das tentativas de chamar alguém do Executivo da Freguesia, tal não foi possível por razões de ordem pessoal e/ou familiar.

O PSD Gondim apela ao Executivo para planearem no mais curto espaço temporal as obras de manutenção deste edifício simbólico e importante para Gondim.

Recorda-se que o programa autárquico do PSD Gondim assumia obras de beneficiação profundas a este edifício, e que reiteramos a necessidade de, pelo menos, levar a cabo a manutenção mínima.

Na expectativa desta proposta merecer o melhor acolhimento a quem o deve por obrigação, apresentamos as melhores:

Saudações Gondinenses

20 de novembro de 2009

Apoio de Figo a Sócrates pago por empresa pública

Segundo o Jornal de negócios do dia 20 de Novembro, "75 mil euros foram pagos por uma empresa pública para garantir o Apoio de Figo a Sócrates. Escutas a Armando Vara revelam que o encontro entre o ex-futebolista e o candidato socialista, no último dia da campanha eleitoral, terá custado 75 mil euros, pagos por dinheiro saído de um "saco azul" de uma empresa pública."
António Larguesa
alarguesa@negocios.pt

De acordo com o Correio da Manhã, a PJ de Aveiro interceptou conversas entre José Sócrates e o arguido no processo Face Oculta, em que os dois falavam dos contornos da negociação para pagar a presença de Luís Figo num pequeno almoço num hotel de Lisboa, onde anunciou o apoio a José Sócrates a 25 de Setembro.Os investigadores acreditam tratar-se de uma combinação de um financiamento ilegal, já que seria feita uma engenharia financeira numa empresa do Estado para custear os 75 mil euros.Avança ainda o CM que “outras acções do PS poderão ter sido financiadas por ‘sacos azuis’ das empresas de capitais públicos ou sob a influência, acções que dão um especial poder ao Estado (golden-share)”.O assessor do ex-jogador do Inter de Milão contrapõe que “não há qualquer envolvimento de Figo numa operação paga”.Ainda no âmbito do caso Face Oculta, o jornal “Público” escreve em manchete que as escutas do processo não gravaram a alegada conversa entre Vara e o empresário Manuel Godinho, em que o vice-presidente do BCP terá pedido 10 mil euros.Citando fontes que consultaram o processo, o jornal escreve que nos mais de 20 volumes do processo não constam as intercepções deste encontro, que se terá realizado a 25 de Maio na sede do banco.Entretanto, a edição do "Sol" avança que as escutas telefónicas a Armando Vara com Sócrates não serão destruídas.


E agora em que capítulo desta Novela é que ficamos?

Enquanto um diz que disse e o outro já não sabe muito bem o que dizer, os Portugueses continuam a ser lesados todos os dias com milhares de euros a serem dispendidos em despesas judiciais... esperemos sim que no final seja tudo resolvido, pois os Portugueses precisam de voltar a confiar nas Estruturas do Poder...


Saudações Sociais Democratas

Diário da Nossa Terra: 1

Já passou cerca de 1 mês sobre a tomada de posse do novo Executivo da Junta de Freguesia, que deriva da mesma força partidária do Executivo anterior, pelo que entendemos que se deve, de forma responsável e construtiva, passar a comentar alguns temas locais neste espaço virtual.
Assim, começamos pelas regras de abertura ao público dos locais de culto fúnebre.

Tomamos conhecimento por vários Gondinenses, que no passado dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos e geralmente utilizado pelos Católicos para prestar homenagem aos Entes que já partiram deste mundo, que não havia acesso disponível entre o parque de estacionamento da Capela Mortuária e o Cemitério.

Apela-se ao Executivo para que doravante e em situações análogas, que permita este acesso pois, para além de que encurta a distância de quem mora na rua da Capela Mortuária, também facilita o parqueamento de viaturas no Parque da mesma, se esta não acolher qualquer cerimónia fúnebre.

Na expectativa desta proposta merecer o melhor acolhimento a quem o deve por obrigação, apresentamos as melhores:

Saudações Gondinenses

18 de novembro de 2009

O Governo Português merece baixa pontuação pela Europa…

Retomando a publicação feita a 23 de Outubro passado, neste espaço virtual, intitulada “XVIII Governo Constitucional apresentado”, mantemos a opinião que o Dr Teixeira dos Santos é dos membros menos contestados e reconhecidos academicamente, de entre os restantes elementos pertencentes ao Governo do Engº Sócrates.

Nesse mesmo texto, referimo-nos ao Dr Teixeira dos Santos com esperança de que “que a máquina partidária socialista interfira menos nas posições destes Ministros”, pois acreditamos que opiniões políticas à parte, reconhecemos mérito técnico ao Ministro das Finanças.

O reconhecido e incontornável Financial Times emitiu o tradicional “ranking” anual de Ministros das Finanças de 19 Países da Europa, e o Ministro Português ficou em 15º lugar. A francesa Christine Lagarde liderou esta lista.

Sendo de forma isenta considerado pela generalidade dos Portugueses como dos Ministros de melhor capacidade técnica e académica, infere-se (pelo resultado do Financial Times) que este Governo deixa, por um lado, muita desejar nos elementos escolhidos pelo Engº Sócrates, e por outro lado, interfere politicamente demasiado em pastas que deve ter orientação técnica, como o caso das Finanças.

Engº Sócrates: já não são só os Portugueses a entender desta forma… Os dados objectivos e de Organizações isentas comprovam o que temos vindo a defender.

Saudações Sociais-Democratas

10 de novembro de 2009

Educação?!

"Não há suspensão do actual ciclo avaliativo. Quanto ao próximo, o Ministério da Educação vai comunicar com as escolas para que “não haja trabalho que não corresponda às necessidades efectivas, que não tenha consequências”, declarou Isabel Alçada na primeira conferência de imprensa depois de tomar posse como ministra da Educação e após reuniões com organizações sindicais de professores." in Público, 10/11/2009

A guerra permancerá! De um lado professores e educadores insatisfeitos com um modelo de avaliação que se revelou, e continua a revelar injusto, sem fundamento e desadequado à realidade portuguesa; Por outro, um governo intransigente e que coloca em xeque o futuro da geração portuguesa promovendo um clima de mau-estar e desconfiança na comunidade educativa....


Porque estamos cansados desta política insatisfatória e falaciosa, relembramos um grande Filósofo que hoje, mais do que nunca, nos transmite uma mensagem que urge ser levada a sério por este governo:

"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida"
Séneca
Saudações Sociais Democratas

6 de novembro de 2009

OCDE - Economia portuguesa continua em queda

Quem o informa é o Jornal de negócios de 6 de Novembro de 2009:
“A economia portuguesa mostrou, em Setembro, uma forte recuperação, de acordo com os indicadores económicos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Contudo, a evolução económica ainda é negativa, ao contrário da média da Zona Euro que já revela alguma expansão.
Os indicadores económicos da OCDE, que revelam a tendência futura para as economias, apresentam uma forte recuperação da economia portuguesa, em Setembro.
O indicador registou uma leitura de 97,98 pontos, no mês em análise, o que corresponde a uma variação de 1,1 pontos negativos face ao mesmo período do ano passado. Esta quebra é ainda assim muito inferior às observadas nos últimos meses. Entre Dezembro de 2008 e Abril de 2009 a quebra do indicador foi superior a 10%, em todos os meses. E, em Agosto, a descida foi de 4,26 pontos.
Apesar da melhoria (em termos mensais este é o sexto mês de melhorias) a leitura de 97,98 pontos continua a apontar para uma contracção. Apenas leituras acima dos 100 pontos revelam expansão.
O indicador da OCDE para a Zona Euro teve uma leitura de 102,74 pontos, o que revela uma tendência de expansão, sendo que Setembro é o segundo mês consecutivo com uma leitura acima dos 100 pontos.”

Sr Engº Sócrates: porque é que não se refere a estes dados da OCDE? E porque não, também, aos dados lançados pela Comissão Europeia, conforme texto postado em 4 de Novembro, neste blogue?
Não são já suficientes as Instituições idóneas a colocar o nosso País como “lanterna vermelha” do desempenho Governativo?
E não são também suficientes os vários indicadores em que Portugal é anunciado com mau desempenho?

5 de novembro de 2009

RTP confirma os receios anunciados.

De acordo com notícia abaixo, José Penedos insiste em manter-se à frente da REN, numa postura de autismo e dependência do poder e, talvez, porque sabe que no sector privado dificilmente terá oportunidade idêntica de liderar uma empresa.

A questão que se coloca é como é que o Governo irá lidar com esta situação, uma vez que por uma situação de menor negligência voluntária (apesar de maiores consequências humanas), o Dr Jorge Coelho saiu do Governo, na sequência da tragédia de Entre-os-Rios!

Terão os cidadãos portugueses de se verem (porque o Estado são os cidadãos, como um todo, e não os funcionários públicos!) reféns de gestores desta tipo, a representarem-no nas Empresas?

O Engº José Sócrates tem aqui uma oportunidade de impor a ordem na casa em início de mandato, e provar que está disponível para uma efectiva gestão em prol dos interesses nacionais, neste período crítico para o nosso futuro.

A respeito deste tema, sobre a constituição do elenco Governativo e sobre o Programa do Governo, estranha-se o silêncio das restantes forças políticas da Maia, seja em sede própria, seja no espaço virtual.

Ao executivo da Junta de Freguesia de Gondim em particular, e dias após da tomada de posse, aguarda-se conhecer o programa de gestão autárquica, nomeadamente o agendamento das acções. Manteremos a assunção da responsabilidade que nos foi confiada pelos Gondinenses no acompanhamento, identificação de irregularidades e na construção de propostas que entendemos válidas.

Para o PSD Gondim o trabalho em prol de Gondim COMEÇOU depois de 12 de Outubro. Curiosamente, o PS demonstra que a missão está cumprida desde então, e mantém o silêncio.

PSD Gondim

“José Penedos mantém-se à frente da REN até ao final do ano

José Penedos está a ser pressionado pelos accionistas para suspender o mandato da REN (Redes Energéticas Nacionais), de acordo com a imprensa nacional. A RTP revela esta manhã que o responsável deverá manter-se até ao final do mandato, que termina este ano.

José Penedos está a ser pressionado pelos accionistas para suspender o mandato da REN (Redes Energéticas Nacionais), de acordo com a imprensa nacional. A RTP revela esta manhã que o responsável deverá manter-se até ao final do mandato, que termina este ano.

O Negócios sabe que a pressão sobre Penedos está a aumentar, com o cerco a ganhar força a partir do momento em que Armando Vara anunciou a sua decisão de renunciar ao cargo de vice-presidente do BCP, enquanto mantiver a condição de arguido no processo "Face Oculta".

O jornal “i” diz mesmo que já está decidida a saída do gestor. E segundo fontes contactadas por este jornal a decisão já está tomada, devendo ser comunicada nos próximos dias, "até à próxima segunda-feira".

Contudo, a RTP diz que o responsável deverá ficar como presidente da REN até ao final do ano, isto porque o seu mandato termina precisamente no fim de 2009. Por esse motivo Penedos ficará à frente da empresa.”

In Jornal de Negócios de 5 Outubro 2009

4 de novembro de 2009

Portugal regista o pior desempenho das exportações e o maior défice externo da UE

Portugal registará, em 2010, a menor taxa de crescimento das exportações (0,7%) de toda a União Europeia (UE), o que contribuirá para uma estabilização do défice externo num valor superior a 10% do PIB, o maior da UE.

Nas previsões de ontem da Comissão Europeia (CE) as boas notícias esgotam-se no fim da recessão antes do esperado. O restante diagnóstico é negativo, especialmente em termos comparativos.

Além do mau desempenho das exportações - penalizadas pela situação em Espanha e pelos "persistentes" problemas de competitividade -, a CE avisa que haverá "poucos incentivos para o investimento", isto porque o consumo permanecerá "fraco" e as condições de financiamento continuarão mais difíceis.

Fonte: "Jornal de Negócios"