28 de outubro de 2009

Portugal na UE

Neste momento de compreensível pausa política nacional, enquanto se prepara o programa do Governo e se começa a discutir e estabelecer as “bitolas” que levarão à discussão no Parlamento, do Orçamento de Estado.

Assim sendo, e porque não importa agora desperdiçar mais palavras sobre os 7 eixos políticos definidos pelo anterior Governo, embora muita houvesse a dizer e a indagar o Engº Sócrates, aproveitamos este silêncio político para averiguar introspectivamente como somos vistos na Europa…

Assim, e baseando a análise em dados oficiais da União Europeia (recolhidos do site oficial da União Europeia), temos como “performance” nacional, no seio do grupo dos 27 Países que:

· Direito: Portugal ocupa o 25º lugar no cumprimento da transposição de directivas comunitárias.

· Emprego: Portugal ocupa a 21ª posição na lista dos Países com menor evolução (melhor evolução) da taxa de desemprego.

· Saúde: Portugal ocupa a 18ª posição no ranking de celeridade de execução das cirurgias programadas.

· Educação: Portugal ocupa a 19ª posição no sucesso de entrada nas Universidades, para alunos do secundário. Em 2004 ocupava a 8ª posição.

· Competitividade: Portugal ocupa a 24ª posição na variação da balança comercial, em função do PIB. Em 2005 ocupava a 12ª posição.

· Conforto e Qualidade de Vida: Portugal tem o 4º pior Índice de Confiança do Consumidor em 2007, tendo sido o 10º pior em 2004 e o 2º MELHOR em 1995.

· Finanças: Portugal deverá terminar 2009 com o quarto País desempenho dos 27 da União Europeia, na variação do Défice de Estado.

E este é o panorama actual. Daqui se valida que o ponto de partida deste Governo não é muito favorável politicamente, e até serviria de atenuante futura, não fosse este Governo ser o mesmo (em termos políticos) e que conduziu o País a esta situação.

Por outro lado, valida-se assim (com dados oficiais) que o problema da crise global existente não justifica tudo: aliás o atraso agudiza-se em vez de se reduzir, relativamente aos Parceiros da União com maior riqueza, e que mais sofreram com esta crise.

Mantemos a esperança que a situação se inverta, e contando que a RESPONSABILIDADE política (governativa e de oposição) impere nesta legislatura, a bem do nosso País.



Saudações Gondinenses e Nacionais

PSD Gondim

0 comentários:

Enviar um comentário