Assim se passou mais uma semana, embora um pouco diferente das outras, no panorama político nacional.
O PSD venceu as eleições autárquicas 2009, e elegeu o maior número de Presidentes de Câmara. Assim foi por esse Portugal fora e a Maia não foi excepção: o Engº Bragança Fernandes obteve a maior votação de sempre.
Ao nível das juntas de freguesia, o PSD “recuperou” Águas Santas, e apenas manteve-se fora da liderança de Gueifães (PS), Gondim (PS) e Vila Nova da Telha (Independentes).
Gondim teve uma das maiores participações eleitorais de sempre, tendo a abstenção sido reduzida a valores a que já não estávamos habituados. Apesar de ter obtido quatro mandatos na Junta de Freguesia, o PSD Gondim não conseguiu vencer as eleições… Pese embora a coligação do PS com os independentes do MIRG, e o facto de o PS Maia ter colocado todas as “tropas” orientadas à manutenção do seu bastião em Gondim, o PSD local obteve apoios populares de muitos Gondinenses insatisfeitos e com vontade de mudar.
O PSD apresentou já o manifesto sobre os resultados das eleições, e comprometeu-se a ser uma oposição Responsável, Séria e de TODOS os Gondinenses…
Curiosamente a lista vencedora dirigiu-se (até hoje!!!) apenas aos que neles votaram, podendo induzir uma atitude de sectarismo político e social a que recusamos acreditar. Sugere-se ao PS, e sem veleidades de explorara esta autoria, que retomem a postura de elevação que todas as forças políticas mantiveram durante a campanha eleitoral (o PS inclusive), e que foi motivo de orgulho de todos os Gondinenses.
No panorama nacional, tomaram posse os novos deputados à Assembleia da República e o Presidente deste Órgão de Soberania, o Dr Jaime Gama. A este propósito ressalva-se que é a primeira vez na história da democracia que, numa legislatura de Governo sem maioria absoluta, a eleição do Presidente da Assembleia da República é tão consensual, como desta vez.
Congratulamo-nos por esta manifestação democrática e alheia a partidarismos, demonstrando que já é possível o Parlamento actuar e decidir em função de resultados práticos e concretos, em detrimento das ideologias de fundo.
No panorama internacional, ressaca-se da eleição de Obama para Prémio Nobel da Paz, e assiste-se a uma “avassaladora” movimentação governamental e de ONG’s em torno do Presidente dos EUA com vista a enquadrar algumas medidas reclamadas, nesta nova responsabilidade acrescida de Barack Obama.
PSD Gondim
Análise da semana 42/2009
0 comentários:
Enviar um comentário